Em reunião, FNP define próximos passos da campanha de PLR

Os sindicatos que formam a FNP, mais o Sindipetro-RJ, se reuniram na última sexta-feira (29/06), no Rio de Janeiro, para discutir e encaminhar os próximos passos da campanha de PLR. A proposta da Petrobrás, a mais baixa dos últimos 12 anos, foi amplamente rejeitada pela categoria.

Um dos pontos discutidos sobre PLR foi o discurso da empresa de que por conta da queda nos lucros não será possível avançar no valor proposto. O critério, aparentemente técnico, é meramente político. Prova disso é o fato de que na PLR 2009, mesmo com queda de lucro (20%) e aumento no número de empregados (8%), a companhia destinou para a categoria o mesmo valor fechado no ano anterior. Coincidentemente, 2010 (ano de pagamento) teve eleições presidenciais, período em que ? sem dúvidas ? não era interessante à Dilma e ao Governo Federal endurecer as negociações.

Diante disso, os dirigentes presentes voltaram a reafirmar a exigência por uma nova rodada de negociações. Caso a empresa insista em não negociar, os sindicatos irão convocar a categoria a realizar mobilizações para pressionar a companhia.

Repactuação
Outro tema debatido pela FNP foi a reabertura da repactuação, mais uma vez bancada pela Petrobrás/Petros/FUP. Derrotados por duas vezes consecutivas, quando não conseguiram os 95% exigidos de adesão e, logo depois, os 75%, mais uma vez o triunvirato investe contra a categoria com o objetivo de retirar os direitos da categoria. Aos sindicatos da FNP caberá, mais uma vez, o papel de denunciar esta medida.

Congresso Nacional da FNP
Está confirmado. O VI Congresso Nacional da FNP tem data marcada: acontece entre os dias 27 e 29 de julho, em São José dos Campos. Além dos sindicatos que formam a Federação, também participarão do congresso as oposições e demais entidades co-irmãs (AEPET, Fenasp, Ambep, Conselheiros Eleitos da Petros, dentre outros).
No total, serão aproximadamente 100 delegados, representando as bases de cada sindicato e oposições, além de cinco observadores por sindicato. A intenção, além de debater a atual conjuntura econômica e política do movimento sindical brasileiro e petroleiro, é construir coletivamente a pauta reivindicatória da categoria para a campanha salarial deste ano. Neste sentido, os sindicatos convocam a categoria a enviar, por meio eletrônico ou diretamente com os diretores de cada entidade, propostas e sugestões para o ACT 2012.

Eleições Transpetro
Temporariamente suspensas, as eleições para o C.A da Transpetro também foram discutidas. Em pauta, caso retorne a votação, a reafirmação do apoio ao candidato Jonas Neto, petroleiro do Terminal Transpetro de São Luís, base do Sindipetro-PA/AM/MA/AP.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp