O Brasil amanhece nesta quinta-feira (15) de luto pela morte da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista, Anderson Pedro Gomes, assassinados brutalmente na rua Joaquim Palhares, no Estácio, zona norte do Rio, na noite desta quarta-feira (14), quando voltavam do evento "Jovens Negras Movendo as Estruturas", uma roda de conversa na Lapa (centro), quando foram interceptados pelos criminosos.
A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) vem, por meio deste manifestar solidariedade aos amigos da vereadora e do motorista.
Nascida e criada no Complexo da Maré, Marielle foi a quinta vereadora mais votada do Rio nas eleições de 2016, com 46.502 votos.
Na Câmara, presidia a Comissão da Mulher e, no mês passado, foi nomeada relatora da comissão que acompanhará a intervenção federal na segurança pública do Rio.
Marielle teve sua trajetória política marcada pela defesa dos moradores das comunidades do Rio de Janeiro, como a da Maré, a de Acarí, denunciando violações aos direitos humanos e a violência policial.
Socióloga e mestre em administração pública, escolheu a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), idealizada pelo governo de Sérgio Cabral, como tema da tese de mestrado na UFF (Universidade Federal Fluminense) —o título do trabalho é "UPP: a Redução da Favela a Três Letras".
Atuou em organizações como a Brasil Foundation e o Ceasm (Centro de Ações Solidárias da Maré) e, na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), assessorou Freixo na coordenação da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos.
Numa publicação no Twitter feita um dia antes do crime, a vereadora questionou a atuação da Polícia Militar após a morte de um jovem inocente. "Quantos mais vão precisar morrer para que essa guerra acabe?", escreveu.
O corpo da vereadora Marielle Franco, 38, será velado a partir do final da manhã desta quinta (15) na Câmara Municipal do Rio, na Cinelândia, no centro da cidade. Familiares ainda não decidiram o horário que a cerimônia será aberta.
Neste momento, atos em homenagem a Marielle se espalham pelo Brasil. Veja:
Rio de Janeiro, 11 horas
Praça da Cinelândia, em frente à Câmara Municipal
São Paulo, 17 horas
Vão Livre do Masp
Salvador (BA), 10 horas
Fórum Social Mundial, Tenda Sem Medo – UFBA
Brasília (DF), 11 horas
Anexo II da Câmara dos Deputados
BR (MG), 17horas 30minutos
Praça da Estação, Avenida dos Andrades
Belém (PA), 17 horas
São Braz – Avenida Almirante Barroso
Juiz de Fora (MG), 17horas 30minutos
Parque Halfed, Avenida Rio Branco
Porto Alegre (RS), 17horas 30minutos
Esquina Democrática
Florianópolis (SC), 17horas
Esquina Feminista
Natal (RN), 17horas
Rua Apodi, Cidade Alta
Curitiba (PR), 18horas 30minutos
Prédio Histórico da UFPR, Praça Santos Andrade, 50
Campos dos Goytacazes (PA), 18 horas
UFF Campos – Rua José Patrocínio, 71
Marielle Presente!