Acompanhamento de ACT 2018: primeira rodada de reunião nesta quarta (21)

9 horas 50 minutos – Neste momento, a direção da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) aguarda o RH da Petrobrás.

10 horas – Começa a reunião. FNP inicia o preâmbulo. 

10 horas 10 minutos – Adaedson Costa, diretor da FNP/Sindipetro-LP, cobra elaboração de ata das reuniões ao RH, que atualmente não são feitas. A ideia é garantir comprometimento com as decisões tiradas em reunião.

10 horas 15 minutos – Eduardo Henrique, diretor da FNP/Sindipetro-RJ, critica a venda das Fafens, na Bahia e em Sergipe, além de criticar o sucateamento no Centro de Pesquisa da Petrobrás (Cenpes), no Rio de Janeiro.

10 horas 20 minutos – Rafael Prado, diretor da FNP/Sindipetro-SJC, coloca a insatisfação dos trabalhadores com a qualidade da alimentação que é fornecida na REVAP.

10 horas 25 minutos – “Alimentação está ligada, integralmente, a saúde do trabalhador”, completa Adaedson. Ele também relembrou o episódio ocorrido na RPBC, em que trabalhadores encontraram pedras, parafuso e até mesmo algo parecido com tecido, em meio a uma maionese. Também foi lembrado que o problema com a alimentação dos trabalhadores se repete no CENPES. “Implantar alimentação (contratação de fornecedor) sem consultar o sindicato não é democrático”, disse Rafael Prado.

10 horas 30 minutos – Representante da Petrobrás  informa que a empresa irá averiguar o que acontece em cada unidade sobre a qualidade da alimentação.

10 horas 40 minutos – BENEFÍCIO EDUCACIONAL – Diretores cobram posicionamento do RH sobre este ponto. “Botão compartilhado” também foi criticado pelos diretores, que informaram que o mesmo não funciona.

10 horas 50 minutos – RH afirma que estão cientes dos problemas no “Botão Compartilhado” e que estão trabalhando para melhorar, porém, “nenhum problema é resolvido tão rápido”, afirma o RH. Sobre o Benefício Educacional foi informado que ocorreram mudanças de contrato em Janeiro, alguns trabalhadores ainda não receberam suas despesas, mas a empresa informa que trabalha para que isso seja solucionado.

11 horas – Transporte inadequado nas áreas operacionais – Diretor da FNP questiona contratos que foram alterados. O uso de micro-ônibus foi substituido por vans, em SP, além da redução do número de transporte. “Trabalhadores estão sendo abandonados na beira da estrada, na Revap”, conta Rafael Prado. Foi relatado também acidentes com petroleiros transportados por vans, no Litoral Paulista. No Cenpes, algumas linhas também foram cortadas, além de vários direitos trabalhistas retirados, informa Eduardo Henrique. 

RH afirma que vai apurar os casos.

Foi colocado pela FNP também sobre o anúncio de mudança no transporte para plataformas da Bacia de Santos que tiveram alterações de vôos  oriundos de Santos-SP para o aeroporto de Jacarepaguá-RJ.

11 horas 30 minutos – Petrobrás explica sobre fechamento das Fafens da Bahia e Sergipe – “A explicação dada é que as Fafens dão prejuízo – faremos uma hibernação (paralisação), ou seja, será criado um núcleo de preservação das unidades. A ideia é alocar esses empregados da Fafens em outras unidades da companhia. Temos já uma equipe de pessoal de RH que vão atender esses  573 empregados que passaram por esse processo de realocação” – justificaram os representantes da Petrobrás.

11 horas 50 minutos – Catracas nos banheiros do Edifício Senado, no Rio de Janeiro – Até onde isso vai? Qual é a ideia?, questiona Eduardo Henrique, diretor da FNP/Sindipetro-RJ, que afirma que a iniciativa ainda desestimula o uso de bicicletas pelos trabalhadores.“Trata-se de organização do prédio”, esclarece o RH. "A turma que vem de bicicleta, chega e toma banho, este tempo não está sendo contado. É uma situação específica daquele prédio", completa o RH.

12 horas –  Também foi questionado a redução de efetivos nos terminais. Representante da Transpetro diz que vai apurar os fatos, a fim de trazer uma resposta para a FNP.

12 horas 5 minutos – FNP exige explicação sobre o retorno de férias. Diretores da FNP relatam que trabalhadores estão sendo obrigados a fazer treinamentos durante o período de férias.

FNP cobrou um posicionamento do RH sobre trabalhadores demitidos por força de liminar e exige uma lista com os nomes dos trabalhadores que estão na ativa por força também de liminar.

12 horas 20 mintos – Banco de horas – Está havendo na REVAP imposição de banco de horas. “Os trabalhadores querem ter a opção de receber as horas extras, e isso não está acontecendo”, conta Rafael Prado, diretor da FNP/Sindipetro-SJC. A empresa informa que fará um levantamento sobre a situação na unidade.

12 horas 28 minutos – FNP solicita veracidade sobre a informação de que vão terceirização a subestação da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), localizada na cidade de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo.

No final da primeira parte da reunião, diretores da FNP condenam a venda das Fafens. Veja:

Parada para o almoço. Retorno às 15 horas.

15 horas 40 minutos – Começa a 2ª etapa do primeiro dia de reuniões de Acompanhamento de ACT. Tema: AMS. FNP faz um preâmbulo abordando o recadastramento dos aposentados na AMS no Botão Compartilhado. “É preciso facilitar esse formato , pois os aposentados encontram muitas dificuldades de acesso ao sistema” – diz Roberto Ribeiro, diretor da FNP/Sindipetro-RJ.

16 horas 10 minutos – FNP cobra resposta sobre a criação de um canal de comunicação direto dos sindicatos para tratar AMS e Benefício Farmácia, uma proposta sugerida na última reunião sobre o tema. “Há um sistema, hoje, improdutivo”, diz Adaedson Costa.

16 horas 20 minutos – Representante da AMS diz que empresa vai atualizar o livro de profissionais médicos credenciados e que vai avaliar melhoraras no Botão Compartilhado. Além disso, informa que está aberto o recadastramento para aposentados já no Botão Compartilhado que deverá ser feito entre os dias 20 de março e 20 de maio. O RH reconhece a falha na  comunicação ao informar o início do processo aos sindicatos petroleiros. “Esses problemas estão sendo acompanhados e tratados”, afirma representante de AMS.

16 horas 48 minutos – Postos avançados – Ao ser questionado sobre os postos de atendimento, representante de AMS informa que estão voltando aos poucos e informa que em 90 dias, todos os postos devem ser reabertos. No Sul e no Sudeste, os postos avançados ainda não voltaram. “Não é nossa intenção ficar com postos avançados reduzidos”, diz representante de AMS.

17 horas 20 minutos – Cartilha digital -Também foi debatido a elaboração de uma cartilha digital pela AMS, explicando o que é um plano de saúde e a diferença entre os planos existentes, como os planos de mercado, a fim de que os usuários de AMS sejam melhor informado sobre o assunto.


Diretores da FNP fazem um resumo sobre a 1ª reunião de Acompanhamento de ACT 2018

17 horas 30 minutos – Reunião termina e muitos questionamentos, segundo o RH, ainda terão respostas. Amanhã nova rodada de Acompanhamento será realizada, a partir das 9 horas, sobre os seguintes temas: terceirização e SMS.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp