A velha estratégia da FUP/RH vai começar a entrar em ação . . . Tentar fazer parecer que muitos sindicatos, e a maioria dos trabalhadores, estão aceitando a proposta!!!
Primeiro, os menores sindicatos pelegos, que somados, representam pouco menos de 5% de toda a categoria, mas representam, em número de sindicatos, ?muitas bases?, correrão com suas assembléias e tentarão passar com o rolo compressor sobre a categoria.
Trarão um discurso de chamada à realidade (deles e não a nossa), isolarão cada trabalhador como privilegiado entre a massa de pobreza e miséria no País. Explorarão todos os sentimentos de humildade, próprios de nossa categoria, mas com o objetivo de mantê-la de cabeça baixa, calada, aceitando tudo sem questionamento e reconhecimento, sendo explorada também em suas realizações, em seus feitos e nos decorrentes lucros e resultados.
Em seguida, correrão para assinar o acordo para o Patrão publicar que tais sindicatos já assinaram. Nunca falarão quanto do efetivo Petrobras esses sindicatos representam, que peso têm no seio da categoria. Conforme fazem com a FNP, que ?só? tem 5 sindicatos, mas que é formada por bases que representam mais de 40% da categoria.
Portanto, fiquemos de olho aberto e alertemos nossos colegas quanto a esse tipo de manobra. Para avaliação e acompanhamento, de cada um, do teatro de informes da FUP/RH, vejam a distribuição dos trabalhadores por Estado e Região na página do próprio RH/Corporativo , em Gestão, Informações do Efetivo, Efetivo por Região/Estado .
Se observarem os informativos dos processos de negociação anteriores, verão, explicitamente, esse falso teatro de omissões de informação para comprometer o movimento reivindicatório independente da categoria.
Tentam sempre nos colocar como isolados, tentam sempre calar os trabalhadores para que não aprendam as artimanhas da negociação, e as meias verdades que sempre são ditas para os trabalhadores para que os mesmos concluam de modo a se prejudicarem sempre !!!
Autor: Vinícius Camargo