O início da reunião se deu com a apresentação do relatório mensal de AMS, pelo RH, que informou que, hoje, a AMS beneficia 270 mil e 718 pessoas que fazem uso de 18 mil credenciados (consultórios, laboratórios, hospitais entre outros), além de outras informações relacionadas ao custeio.
Em mesa de negociação, a FNP cobrou à Petrobrás sobre a suspensão do funcionamento dos postos de atendimento. Em resposta, o representante da empresa informou que as empresas terceirizadas, que faziam o atendimento, tiveram seus contratos suspensos por situação falimentar das mesmas. Agora, realizam processo licitatório para contratação de outras prestadoras de serviço. Operavam 95 postos, agora somente 50.
Segundo Alealdo Hilário, diretor da FNP/Sindipetro-AL/SE, o quadro de profissionais na área de atendimento não está preparado para atender. “Para piorar, os aposentados têm uma dificuldade enorme para fazer o recadastramento na internet”, relatou.
Durante a reunião, vários aposentados, que estavam presentes, relataram a falta que muitos postos de atendimento estão fazendo, após os fechamentos. “Estamos ficando, praticamente, sem atendimento”, relatou um aposentado.
O RH informou que recadastramento da AMS não está sendo feito nos postos de atendimento. Mas, pelo Botão Compartilhado, pelo link http://servicoscompartilhados.petrobras.com.br no serviço Recadastramento Aposentados e Pensionistas.
Para os aposentados com dificuldades, o RH informou que o formulário será enviado por meio de correspondência. Basta que ele ligue para o telefone 0800 287 2267, opção 5 e informe a dificuldade.
Agnelson Camilo, diretor da FNP/Sindipetro-PA-AM-MA-AP, destacou a necessidade da padronização do atendimento da AMS em todo o Brasil para que não ocorram distorções regionais. Cobrou ainda um relatório parcial do processo de recadastramento dos aposentados, que previsto para ser encerrado no próximo dia 20 de maio.
Em reposta ao pedido da FNP, um canal direto entre a AMS e os sindicatos será criado para facilitar a resolução dos casos que não são resolvidos pelo Botão Compartilhado.
Diretor do PA-AM-MA-AP, durante a reunião, sugeriu, mais uma vez, menos burocracia no credenciamento de consultórios, laboratórios, hospitais, além de outros, visando aumentar o número de credenciados. “Temos gente morrendo por falta de atendimento”, completou Camilo.
Em resposta, o representante de AMS explicou que a dificuldade no credenciamento não tem relação com a documentação exigida e informou que o processo é difícil por “n” motivos. “Mas, estamos trabalhando nisso”, finalizou.
Sobre a elaboração de uma cartilha, o RH informou que é válido criar um modelo eletrônico com informações sobre AMS. A FNP ainda completou, sugerindo que seja um material didático e pontuou os temas fundamentais.
Diretor do Sindipetro-AL/SE também pontou a importância de representantes de AMS irem às bases para dar palestras, a fim de sanar todas as dúvidas sobre AMS. Reunião encerrada.
Amanhã (4), Acompanhamento de ACT continuará, um dos temas será SMS.
<iframe frameborder="0" height="330" longdesc="" https:="" www.youtube.com="" embed="" nopp-zf2px4"="" scrolling="no" src="" width="560">