Reforma trabalhista em pauta

O Ministério Público do Trabalho, através de sua Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade sindical (CONALIS) realiza neste mês de maio a Campanha “Maio Lilás”, que divulga a importância da liberdade sindical para a conquista de direitos sociais pelo trabalhador.

A campanha Maio Lilás teve início no ano de 2017 e neste ano ganha relevo especial em razão das mudanças promovidas com a reforma trabalhista. A campanha consiste na realização durante o mês de maio de diversas atividades destinadas a promover o princípio da liberdade sindical, discutindo com a sociedade e, em especial, com as entidades sindicais e seus representados, trabalhadores e empresas, a importância da união e participação dos trabalhadores em atos coletivos em defesa de seus direitos como forma de exercício da liberdade de união e expressão constitucionalmente garantidos.

No dia 23 de maio, diretores do Sindipetro-LP estarão presentes na Palestra "Aspectos da Reforma Trabalhista no Direito Sindical", ministrada pelo Professor e Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, Dr. Francisco Ferreira Jorge Neto. O início do evento está marcado às 09h30, no auditório (3º andar) do MPT/SP. Interessados em assistir a palestra devem se inscrever acessando o link:  http://servicos.prt2.mpt.mp.br/informe-se/eventos/inscricao.php?id=37 ou pelo site www.prt2.mpt.mp.br.

Em alusão ao Maio Lilás o MPT produziu uma revista, em formato de história em quadrinho. A versão digital pode ser baixada clicando aqui. A revista explica o papel do sindicato e da sindicalização para o trabalhador.

O mês de maio foi escolhido em virtude de ser o mês no qual se comemora internacionalmente o Dia do Trabalho e a cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, em 08 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio era confeccionado um tecido de cor lilás.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp