A defesa do emprego, da aposentadoria e contra a Reforma Trabalhista foram definidos como os eixos deste dia unificado de mobilização, 10 de agosto. É o Dia do Basta, como vem sendo chamado pelas centrais sindicais, que convocam de forma unificada a mobilização.
Um dia nacional de lutas, priorizando paralisações e mobilizações nos locais de trabalho, além de atos e manifestações, para discutir com os trabalhadores a necessidade da resistência e luta contra os ataques dos governos e patrões.
Para os petroleiros, motivos não faltam para se somarem a essa luta. É preciso dizer não ao PCR, por exemplo, imposto por Temer e Ivan Monteiro, novo presidente da Petrobrás, que preparam a privatização da Petrobrás.
Por isso, o dia 10 é uma data importante para dizer BASTA e impedir que a ofensiva dos poderoso, que comandam o país, avance nem mais um centímetro. Por isso, sua presença é muito importante, petroleiros.
Neste dia, o Sindipetro-AL/SE vai parar a FAFEN para dar um basta no processo de fechamento e privatização da fábrica. Veja a programação:
Em Belém (PA), o Sindipetro-PA/AM/MA/AP vai reunir os petroleiros na frente da sede da Petrobrás, na avenida Alcindo Cacela, a partir das 7h, quando também será servido um café da manhã.
Ato nesta sexta-feira (10), em frente o Prédio Administrativo da Petrobrás em Belém do Pará, em Defesa da Petrobrás e do Plano Petros PPSP
No Rio de Janeiro, o Sindipetro-RJ irá realizar diversos atrasos e paralisações em diferentes unidades da base territorial RJ, conforme deliberação nas assembleias. Atos, concentrações e atrasos ocorrerão a partir das 6h30. No Comperj a concentração será às 7h com realização de assembleia. À tarde, no Edise a partir das 16h haverá um encontro seguido de caminhada até a Praça XV, Centro do Rio de Janeiro, espaço onde ficará centralizada a mobilização desta sexta-feira. Veja abaixo:
Ato no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), nesta manhã
Os petroleiros e petroleiras de São José dos Campos e Região e do Litoral Paulista vão se juntar às manifestações. Em São José, haverá ato na portaria da Revap (Refinaria Henrique Lage) a partir das 7h. A data será um pontapé inicial para uma grande jornada de lutas que será encaminhada pelos petroleiros de São José e do Litoral Paulista.
Nas fotos abaixo, Petroleiros do Litoral Paulista paralisam todas as unidades da Petrobrás e Transpetro na manhã desta sexta.
Abaixo, petroleiros do turno e HA participaram de ato na Revap nesta manhã.
Na pauta de reivindicações da categoria petroleira, além dos eixos centrais do Dia do Basta, as mobilizações também serão contra o novo PCR (Plano de Cargos e Remunerações), contra a privatização da Petrobras, em defesa da Petros, contra a alta dos combustíveis e por uma Petrobras 100% estatal.
Mais fotos, por região, estão disponíveis no Facebook da FNP.
Não fique de fora, participe!