Em defesa da Petrobrás e contra a exploração do país

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza no dia 28 audiência pública que vai debater liminar que proíbe as privatizações sem autorização legislativa, com início às 9h e término previsto para as 18h.

Através do ministro Ricardo Lewandowsky, o STF divulgou a lista dos especialistas selecionados a participar da audiência. Foram contabilizadas 116 inscritos.

Lewandowsky é relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela Contraf-CUT e Fenae contra a lei 13.3013 (Estatuto da Estatais). Ele já havia emitido parecer em que reconhecia a urgência e relevância da ação, mas informava que a liminar solicitada não seria concedida sem que o assunto fosse levado ao Congresso Nacional, Advocacia Geral da União e Procuradoria-Geral da República.

Acompanhe tudo pela TV Justiça e Rádio Justiça:

FNP participa

De acordo com o STF a seleção de inscritos obedeceu aos seguintes critérios: representatividade, especialização, técnica e expertise do expositor ou da entidade interessada, pluralidade de perspectivas argumentativas.

Os lecionados foram divididos em 19 grupos, e entre eles estão os representantes do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, FNP, FUP, CUT, Contraf, Fanae, CTB, BNDES, bancos públicos, Ministério do Planejamento, Ministério das Minas e Energia, Ministério Público, Dieese e professor Luiz Gonzaga Belluzzo.

Dra. Raquel Sousa, advogada do Sindipetro-AL/SE, será a expositora da FNP na audiência. Sua participação está prevista para acontecer a partir das 16 horas. 

É importante salientar que Raquel é autora de 90% das ações contra o desmanche da Petrobrás e tem barrado as vendas de subsidiárias e campos de petróleo, além de impedir 60% da privatização pretendida.

Para Adaedson Costa, diretor da FNP , “a audiência é uma oportunidade de debater e esclarecer à sociedade sobre a importância da Petrobrás e o risco das privatizações, com danos à sociedade e à soberania nacional”.

Lewandowski determinou ainda que se expeçam convites para a Presidência da República e para o Congresso Nacional para acompanhar a audiência pública e, também, que se convide os demais ministros do STF.

Reunião na véspera da audiência

O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas realiza um encontro na véspera, dia 27 de setembro, em Brasília que terá como pautas a audiência no STF sobre privatizações; inserção do Comitê no debate eleitoral; audiência no Congresso Nacional sobre as resoluções CGPAR que atingem planos de saúde nas empresas públicas.
 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp