No dia 16, ato nacional marcará início da campanha com luta contra punições e por mudanças na política de SMS. Data também será de luto, relembrando acidente de Enchova
Conforme deliberado no VI Congresso da FNP, os sindicatos da Federação Nacional dos Petroleiros iniciaram o calendário de assembleias para votar a pauta reivindicatória da categoria e autorizar os sindicatos e a FNP a negociar a campanha de ACT 2012 com a Petrobrás.
Já estão realizando assembleias os sindipetros de Alagoas/Sergipe e Rio de Janeiro. Os demais sindicatos – Litoral Paulista, São José dos Campos e Pará/Amazonas/Maranhão/Amapá – ainda definirão as datas em que os trabalhadores serão consultados.
No dia 16, ato nacional
Paralelamente ao calendário de assembleias, os sindicatos estão organizando para o próximo dia 16 um Ato Nacional de inauguração da campanha do ACT 2012. A data será marcada como um dia de luto pelo acidente de Enchova, mas também reforçará a luta mais do que atual por mudanças na política de SMES e contra as punições, que vem se aprofundando no Sistema Petrobrás. Sobretudo, na base de São José dos Campos, na Revap, onde recentemente dois trabalhadores foram punidos, sendo um com suspensão e outro com mudança no regime de trabalho.
Plenária Nacional, com chamado aos 17 sindipetros e entidades, será no dia 24!
Inicialmente agendada para o dia 28, a Plenária Nacional teve a proposta de data alterada e acontecerá no dia 24 de agosto, às 17h, no Sindipetro-RJ. Um pouco antes, na parte da manhã, às 9h, será realizado um seminário. Para ambas as atividades, a FNP faz um amplo chamado aos 17 sindicatos, entidades e federações para que participem das discussões que serão realizadas nesse dia. A intenção é que sejam debatidos o caráter das mobilizações, paralisações, além de uma proposta de GREVE NACIONAL UNIFICADA e a realização de um SEMINÀRIO DE QUALIFICAÇÂO DA GREVE.
Nos próximos dias 22 e 23 haverá reunião da direção da FNP, datas em que os dirigentes também se reunirão com a Petrobrás, na sede da empresa.