Dentro de alguns dias, os brasileiros voltarão às urnas para nalmente escolher o próximo presidente do Brasil. Esta, que certamente é a eleição mais importante do país desde a redemocratização, tem deixado ânimos acirrados e um clima de Fla-Flu que em nada benecia o debate democrático. É preciso esfriar a cabeça, analisar os projetos, e fazer uma escolha consciente.
Qual o país que você quer para os próximos quatro anos? É bom deixar claro que apenas a disposição de luta dos trabalhadores pode virar o jogo ao nosso favor. A história ensina que nossos direitos e conquistas (inclusive o direito de votar e ser votado) são frutos do esforço da classe trabalhadora. Portanto, independente do resultado da corrida eleitoral, a nossa principal tarefa será de ganhar as ruas em defesa de nossos interesses de classe.
No entanto, uma das candidaturas representa o avanço do autoritarismo e uma promessa de criminalização e destruição das organizações dos trabalhadores e seus partidos. Respeitamos as divergências, porém, o Sindipetro-SJC apoia o voto crítico contra a ameaça representada por essa candidatura. Estaremos do lado daqueles que se dispuserem a defender os valores democráticos e as organizações da classe trabalhadora.
Estaremos nas ruas e nas lutas contra qualquer ameaça aos direitos da classe trabalhadora. Nas lutas de todos e todas contra o retrocesso, para fazer com que a roda da história gire para frente!
O Sindipetro-SJC compilou as principais propostas dos dois candidatos nos principais temas: segurança, educação, economia/ emprego, criança/adolescente, política e política externa. Compare e tire suas próprias conclusões:
Fonte: Sindipetro-SJC, Tocha, outubro de 2018