O Sindipetro/SJC acaba de lançar um documentário sobre a história de lutas, greves e conquistas que estão na trajetória da categoria desde a fundação do Sindicato, em 1982.
No decorrer do vídeo, vários companheiros, desde os mais antigos até os mais jovens, relatam os principais episódios que marcaram a história do nosso Sindicato, começando pela primeira greve na Revap, em 1983.
A partir daí, o documentário segue destacando inúmeras mobilizações, como: a “Greve do Turno”, de 1989, que durou 23 dias e terminou vencedora, e a “Greve por Ocupação”, que durou 15 dias, em 1991. Também destaca a “Greve do Fim do Mundo”, em 1995, que foi um movimento que terminou com grande derrota econômica para os trabalhadores, mas que deixou claro para o governo da época a disposição de luta da categoria. Em grande demonstração de unidade, os petroleiros e petroleiras da base aprovaram um aumento substancial das contribuições para que fosse possível manter economicamente 12 petroleiros que foram demitidos durante o movimento e suas famílias. Essa ajuda, em uma clara demonstração de solidariedade entre trabalhadores, persistiu por sete anos.
O documentário ainda relembra como foi a construção da atual sede; a greve de 2013, que durou cinco dias e ocorreu após longos anos sem grandes enfrentamentos; a greve de 2015, que marca a definitiva volta dos ataques contra a categoria petroleira; a greve de 2016, que foi a primeira da história a ocorrer no Natal; e as movimentações do “Fora Pedro Parente”, a partir de 2017.
“Estamos felizes e muito orgulhosos de podermos entregar à categoria esse documentário, que é um registro histórico importantíssimo do Sindipetro/SJC sobre a experiência de construção coletiva de nossa entidade. O documentário tem o papel de resgatar, registrar, documentar e levar para a nova geração de petroleiros os principais pontos da nossa história. Uma história linda e cheia de lutas, que não pode se perder, não pode ser esquecida”, afirma o presidente do Sindipetro/SJC, Rafael Prado.
O documentário está disponível no canal do YouTube do Sindicato. Também foram feitas cópias em DVD. Os sócios que se interessarem podem retirar o seu exemplar na Secretaria do Sindicato.
Fonte: Sindipetro-SJC