Fórum em defesa da Fafen

O Sindipetro AL/SE, através da organização do Fórum em Defesa da Fafen, tem intensificado as ações para reverter o processo de hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenado da Petrobrás e impedir que ela seja privatizada. Ao mesmo tempo, o sindicato tem buscado formas de alertar e organizar os trabalhadores e a população para se protegerem e se defenderem dos impactos causados por esse processo.

REUNIÃO COM A FAFEN

Nesse sentido a direção do sindicato reuniu no dia 07/02 com a gestão da Fafen para pedir esclarecimento sobre o processo de hibernação. Nessa reunião o Sindipetro questionou: em que pé está o cronograma da hibernação; sobre o vazamento e a contaminação da população que vive no entorno da fábrica; cobrou o Programa de Prevenção de Riscos  Ambientais (PPRA), no qual deve haver simulação de acidente com a comunidade; e sobre a situação dos trabalhadores que  estão na fábrica.

Sobre o processo de hibernação, a gestão da Fafen respondeu que existe duas fases. A Fafen ainda está na primeira, que se trata de parar a produção. Segundo a gestão, por conta da liminar na Bahia, que reverteu temporariamente a hibernação, o processo em Sergipe atrasou.

Sobre o vazamento de amônia, a gerência da fábrica informou que não teve alteração na emissão de gases, não houve vazamentos e que está tudo dentro da normalidade. Disse que eles estão monitorando o ar e os pontos de coleta. Também estão emitindo relatórios para a Adema, que solicitou esse acompanhamento. Porém, é necessário que os órgãos ambientais e o governo do estado fiscalizem de fato, para saber se esses relatórios condizem com a realidade.

O Sindipetro visitou algumas famílias que vivem nos arredores da fábrica e elas confirmam que foram afetadas pelo gás. A população ainda denunciou e convidou a direção do sindicato para visitar o mangue próximo. Segundo moradores, catadores de mariscos, a Fafen tem despejado um líquido que está matando o mangue. A direção do Sindipetro alerta que amônia é um gás asfixiante e extremamente tóxico, podendo causar problemas respiratórias, deficiências no sistema imunológico e até a morte.

Sobre o programa de prevenção, a gestão da Fafen disse que vai apresentar em uma próxima reunião, ainda a ser marcada.

AÇÕES JURÍDICAS

No dia 06/02 o Sindipetro AL/SE reuniu com a Procuradoria Geral do Estado, para colher informações sobre a ação judicial, ajuizada pelo Estado de Sergipe. O sindicato estuda a viabilidade de ingressar no processo como assistente e contribuir com novos elementos, novos dados e fundamentos jurídicos e sociais para sensibilizar o poder judiciário, no sentido de obter uma decisão judicial que venha a suspender a hibernação da Fafen.

Além disso, o Sindipetro AL/SE tem buscado o sindicato da Bahia, com o objetivo de alinhar as ações, tanto do ponto de vista jurídico, como no sentido das mobilizações.

AÇÕES DO FÓRUM

Em reunião do dia 08/02 o Fórum decidiu convocar reunião com as comunidades dos municípios do Vale do Cotinguiba e enviar uma carta para as câmaras de vereadores e para a assembleia legislativa, exigindo que sejam realizadas audiências públicas. Até então, as entidades que compõem esse fórum são: CSP-Conlutas, FNP, Sindipetro AL/SE, Adufs, Sindicagese, Sindifisco, Sindiscose, FUP, CUT, minoria Sindimarketing, SOS Emprego, MML, PSTU, PSOL, PT, OAB-SE e Advocacia Operária.

Na última segunda, 11/02, houve uma reunião convocada pelo Senador Alexandro Vieira (Rede), às 14h, onde o Fórum entregou uma carta direcionada aos senadores, para que intercedam uma audiência junto ao vice-presidente, General Mourão (VEJA A CARTA).

Além disso, está sendo articulado um ato unificado com Bahia, Sergipe e Alagoas.  No dia 14/02 será realizado um novo ato na Fafen, contra a hibernação e a privatização. Nesse mesmo dia o Fórum vai participar da plenária das centrais sindicais, às 18h, no sindicato dos bancários, para incluir a pauta da Fafen no ato nacional contra a reforma da previdência.

As organizações de mulheres que estão articulando o 08 de março, dia internacional de luta da mulher, já incorporou a pauta. No dia 19/02 está marcada a próxima reunião do Fórum, às 18h, na sede do Sindipetro.

Fonte: Sindipetro-AL/SE

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp