Moção de repúdio contra medida da justiça Uruguaia

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), que representa o Sindipetro-AL/SE, o Sindipetro-LP, o Sindipetro-PA/AM/MA/AP, o Sindipetro-RJ e o Sindipetro-SJC, repudia de forma veemente a medida da justiça do Uruguai, que impede operários de ocuparem a MontevideoGas, subsidiária da Petrobrás no Uruguai.

A ocupação começou na quinta-feira (25), às 6h. Segundo divulgação da Agência Brasil, os trabalhadores disseram que não deixarão o local. Dos 164 funcionários da empresa, 140 são filiados ao sindicato e participam da ocupação.

A FNP apoia a iniciativa dos trabalhadores, pois entende que a greve, a mobilização ou a manifestação é um direito fundamental assegurado internacionalmente por meio de tratados sobre direitos humanos firmados entre os países.

Cabe ressaltar que a liberdade de expressão foi definida, internacionalmente, com direito intrinsecamente ligado aos direitos humanos, impondo a necessidade de reconhecimento desta garantia nas suas respectivas Constituições.

Por isso, a FNP apoia a luta dos companheiros do Uruguai. A liberdade de expressão é um direito fundamental, de liberdade em relação ao Estado. Esse direito deve estar bem enraizado na sociedade e nas relações sociais, permitindo o seu exercício com total liberdade política e cívica. Força lutadores!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp