Petroleiros da Revap atrasam turno

Os petroleiros do grupo quatro da Revap atrasaram a entrada no turno em duas horas, nesta terça-feira (20), quando está programada a visita da Gerente Executiva da Industrial da Petrobrás, Elza Kallas. O atraso foi um protesto contra a retirada de direitos e a privatização de refinarias.

Elza é a responsável pela condução do processo de venda de refinarias da Petrobrás. O objetivo do governo é vender oito das treze refinarias da Petrobrás – Abreu e Lima (Rnest); Landulpho Alves (Rlam); Gabriel Passos (Regap); Presidente Getúlio Vargas (Repar); Alberto Pasqualini (Refap); Isaac Sabbá (Reman), a Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor) e a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), que já foi comandada por Kallas.

Desde o início da implementação do chamado plano de desinvestimento, os petroleiros alertam que a privatização de ativos da Petrobrás coloca em xeque o futuro da companhia.

“A venda fatiada da Petrobrás pode tornar a empresa insustentável em alguns anos e tornar inevitável o desmonte de todo este patrimônio público. Os petroleiros sabem da importância de uma Petrobrás integrada para a economia do país, e vão tentar barrar este processo”, afirma a vice-presidente do Sindipetro-SJC, Cidiana Masini.

Jornada de lutas
Em votação, os trabalhadores também reafirmaram a participação na Jornada de Lutas, que será realizada pela FNP e FUP em várias unidades do país entre os dias 20 e 30, como um esquenta para a Greve Nacional Petroleira. A jornada havia sido indicada pelo Seminário de Qualificação de Greve, que ocorreu no último sábado (17), na sede do Sindipetro-SJC.

O objetivo é fazer atrasos na entrada e cortes de rendição para pressionar a Petrobrás a garantir os diretos do ACT. Se a empresa não avançar na proposta, pode haver greve na refinaria.

Placar das assembleias
Uma assembleia no grupo quatro finalizou, na última segunda-feira (19), a consulta da terceira contraproposta da Petrobrás para o ACT. No somatório das assembleias, 380 petroleiros da Revap votaram contra a proposta e 103 a favor.

Fonte: Sindipetro-SJC

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp