Petrobrás divulga vídeo com clara chantagem aos trabalhadores da base da FNP

A categoria petroleira foi surpreendida com um vídeo, divulgado nesta segunda-feira (4), em que o diretor de assuntos corporativos da Petrobrás, Eberaldo de Almeida Neto, aparece com um discurso absurdo, com o claro objetivo de chantagear os petroleiros e petroleiras da base da FNP.

Em sua fala, ele destaca a assinatura do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) com a FUP, diz que o acordo será extensivo àqueles que assinaram o acordo individual de trabalho e ainda anuncia a extinção da mediação no TST (Tribunal Superior do Trabalho).

Um discurso que mais uma vez escancara o autoritarismo da atual gestão da Petrobrás, que ignora o direito dos trabalhadores das bases da FNP de decidirem sobre a nova proposta apresentada.

Vale lembrar que a FNP solicitou prazo menor para realização das assembleias, porém, não teria como terminar até o dia 04, afinal a proposta rebaixada foi construída com a FUP e pegou de surpresa toda a categoria que se preparava para a Greve, no dia 26. Na base do Sindipetro-SJC, as assembleias já começaram e vão até dia 07. 

Outro ponto que precisa ficar claro é que a extinção da mediação por parte do TST não significa o fim das negociações, afinal a própria empresa foi quem solicitou o início desse processo e os sindicatos da FNP aceitaram participar.

Querer impedir que a base da FNP (aproximadamente 47% da categoria) analise em assembleias a proposta fechada com a FUP revela uma clara disposição da empresa de privilegiar um lado das representações dos trabalhadores.

Além disso, o vice-presidente do TST, ao encerrar a mediação, foi claro em seu despacho em solicitar que a Petrobrás estenda o acordo para algum sindicato que venha a aceitar a proposta nas assembleias que já estão ocorrendo.

Seguiremos com a agenda de assembleias para consultar a base e exercer o legítimo direito de decidir os próximos passos de nossa campanha salarial!

Agenda

Na quinta (dia 7), a rodada de assembleias se encerra com duas consultas: uma às 15h, com os trabalhadores do Grupo 5, e a última, às 16h, na sede do Sindicato (Rua das Azaléas, 57, Jardim Motorama), para atender os trabalhadores que, por algum motivo, não conseguiram participar da consulta na porta da refinaria.

Na sequência, o Sindicato divulgará o placar geral das votações.

Fonte: Sindipetro-SJC

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp