Na manhã desta segunda-feira (3) foi a vez dos trabalhadores do Grupo 3 da Revap (Refinaria Henrique Lage) fazerem um corte de rendição contra a extensão da jornada do interstício. Esse é o segundo grupo que faz corte de rendição, pelo mesmo motivo. O primeiro foi o Grupo 4, no sábado (1º).
Os petroleiros são contra a extensão da jornada de trabalho em mais três horas, após a dobra, sem o pagamento de hora extra. A mudança pegou os trabalhadores de surpresa, já que a empresa não discutiu o assunto previamente com os sindicatos.
A nova regra se aplica aos trabalhadores do turno e já começou a ser aplicada em todo sistema Petrobrás desde sábado (1º).
Além disso, a mobilização também é parte da Jornada de Lutas da FNP e em apoio à greve nacional petroleira.
“As mobilizações mostram que há disposição de luta. Essa medida [extensão da jornada] é absurda. Vamos lutar para barrar esse que é só mais um dos vários ataques à categoria petroleira, como as demissões na Fafen Araucária e a privatização do sistema Petrobrás. É hora de unificar e fortalecer a luta!”, disse o presidente do Sindipetro-SJC, Rafael Prado.
Fonte: Sindipetro-SJC