Com 4.565 votos (25,29%), Silvio Sinedino ? candidato da FNP e da AEPET ? está no 2º turno da eleição para representante dos empregados no Conselho de Administração da Petrobrás. Em uma disputa apertada, Sinedino ficou atrás do primeiro colocado, o candidato fupista José Maria Rangel, por uma diferença de apenas três votos. Rangel teve 4.568 votos (25,31%).
Em um universo de aproximadamente 60 mil eleitores, 18.050 petroleiros votaram em um dos 127 candidatos que disputaram o 1º turno ? um leve aumento no número de participantes em relação à eleição anterior, quando houve 16.361 votos válidos. A participação continua baixa e demonstra que, apesar de uma significativa mobilização de candidatos, há pouca participação da categoria. Por outro lado, a grande concentração de votos nos candidatos apoiados pelas duas federações demonstra que a categoria não está alheia aos rumos do movimento sindical petroleiro.
Por um mandato dos trabalhadores, vote Silvio Sinedino!
Chamamos a categoria a participar massivamente no 2º turno para derrotar, mais uma vez, o candidato governista. José Maria Rangel não admite que é o candidato da FUP, parece disposto a esconder um fato inegável, mas a categoria sabe que a disputa travada no 2º turno coloca em jogo dois projetos: o de Sinedino, baseado em uma atuação em defesa dos trabalhadores, com independência em relação à empresa, e que defende o fim dos leilões; e o outro projeto, do candidato fupista, marcado por uma atuação chapa branca, de total conciliação com a empresa, que apoia e legitima a política de um governo que dá continuidade aos leilões do petróleo.
Na eleição anterior, Sinedino também foi para o segundo turno em 2º lugar, mas com uma diferença de votos bem mais adversa. Mesmo assim, arrancou a vitória. Agora, sai mais fortalecido e, por isso, pedimos aos candidatos que também defendem uma Petrobrás 100% Estatal que indiquem voto em Sinedino – o candidato da FNP.
Sinedino, logo após a apuração, resumiu o sentimento após um importante passo rumo à reeleição. “Quero antes de mais nada cumprimentar todos os candidatos ao CA e chamar todos aqueles que lutam por uma Petrobrás cada vez mais pública e defendem os legítimos interesses dos trabalhadores a se somarem na nossa campanha. Estamos muito satisfeitos com a votação. O segundo turno já era esperado pela quantidade de candidatos. E ano passado, perdemos o primeiro turno por cerca de 700 votos e viramos no segundo. Esse ano, conseguimos reduzir bastante a diferença para três votos ainda no primeiro turno. Vamos partir cheios de disposição. Estou muito animado”.
Por fim, Sinedino alertou sobre a importância da garantia de uma representação dos trabalhadores independente dentro do Conselho de Administração da companhia. ?Eleger um candidato que represente, de fato, os trabalhadores, é condição obrigatória para levar as posições da categoria e defender os anseios do povo brasileiro. Além de fomentar a transparência da Petrobrás, para que todos os cidadãos saibam como são tomadas as decisões dessa estatal tão importante para o desenvolvimento nacional. O voto e a participação contínua de cada trabalhador da Petrobrás é fundamental”.
Debate entre os candidatos – O Sindipetro-RJ informou que organizará novamente neste segundo turno um debate na TV Petroleira entre os dois candidatos.
Com informações da APN (Agência Petroleira de Notícias)