A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) recebeu da Petrobrás, na última quarta-feira (19/10), a ?proposta consolidada? para as cláusulas sociais do Acordo Coletivo de Trabalho 2011. Uma das principais demandas da categoria, o PCAC não foi citado ? confirmando a intenção da empresa em atropelar a discussão das cláusulas sociais impactadas pelas econômicas, como é o caso da reivindicação pela revisão e reabertura do plano.
Na sistemática de negociação divulgada pelo RH Informa, a empresa cita a discussão sobre AMS, benefícios educacionais, Petros, SMS, vantagens e PCAC, com seus respectivos ?avanços?. Mas logo abaixo, na tabela com as principais propostas para as cláusulas sociais, não aparece qualquer proposta sobre o PCAC. Ou seja, a empresa admite que estava prevista a discussão sobre o plano, mas deixa claro que não pretende fazer qualquer melhoria.
Cláusulas econômicas – Numa tentativa de esfriar os ânimos da categoria, indignada com tanta enrolação, a empresa resolveu agendar para a semana que vem a discussão sobre as cláusulas econômicas. A negociação com a FNP e Sindipetro-RJ será na próxima sexta-feira, dia 28 de outubro, às 14h, no Rio de Janeiro.
Leia a carta da Petrobrás com ?proposta consolidada? das cláusulas sociais