Este dia 15-O virou uma verdadeira onda de protestos pelo mundo. Isto, no mesmo final de semana quando acontece uma reunião do G-20, na França. Milhares foram as ruas para se manifestar, entre outras bandeiras, contra a ?ganância coporativa?, contra o desemprego e a redução de direitos.
Segundo o site da organização 15october.net., este 15 de outubro seria um dia para ?unir nossa voz e dizer aos políticos e às elites financeira que cabe a nós, o povo, decidir nosso futuro?.
Além das inúmeras lutas desde de 2008, o colapso na economia nos países europeus provocou a mobilização dos ?Indignados?, que impulsionou e serviu de exemplo para o mundo mais recentemente. Os primeiros protestos começaram em maio, em Madri.
Já nos Estados Unidos, o movimento Ocupe Wall Street, que começou em Nova Iorque, está se espalhando por diversas regiões país e também pelo mundo.
Manifestações – Nos Estados Unidos, integrantes do movimento realizaram passeatas neste dia 15. Mais dois movimentos, o ?Ocupe DC?, inspirado no similar nova-iorquino e o ?Outubro 2011?, já ocupam as ruas de Washington há alguns dias e também realizaram atos políticos neste sábado. Houve prisões em Chicago.
As grandes cidades europeias, como Berlim, Paris, Bruxelas, Madri, Londres e Atenas, tiveram suas ruas tomadas pelos manifestantes.
Na Itália, os protestos contra as grandes empresas e o setor financeiro terminou em violência. Em Roma, havia cerca de 100 mil pessoas em torno do Coliseu, carros foram incendiados e a polícia usou gás lacrimogêneo.
Houve ainda protestos no Canadá. Na Ásia e Oceania, também ocorreram protestos: na Austrália e na Nova Zelândia.
No Japão sob o lema Ocupe Tóquio, manifestantes percorreram debaixo de chuva o centro da cidade. Eles também passaram pela sede da Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina atômica de Fukushima Daiichi, epicentro da catástrofe nuclear de 11 de março.
As capitais das Filipinas e Indonésia também se somaram ao movimento, no centro de Manila para protestar contra o imperialismo dos Estados Unidos.
Brasil ? No Brasil também houve manifestações na Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Santa Catarina, Alagoas e Amazonas, entre outros.
Em São Paulo, 200 pessoas do 15-O acamparam no Vale do Anhagabaú. Em sua maioria estudantes, os manifestantes exigiam 10% do PIB para a Educação, protestavam contra a construção da usina de Belo Monte e o novo código florestal, a exploração e a opressão. O movimento exigiu também o fim das ?remoções de famílias para construção de obras da Copa e Olimpíadas?, bem como o gasto público com essas obras e por um ?SUS público e de qualidade?, fim da ?criminalização dos movimentos sociais? ?por uma Comissão da Verdade, Memória e Justiça autônoma, que julgue os assassinos e torturadores.? O acampamento prossegue nesta segunda-feira.
Em Minas também houve acampamento. Cerca de 150 pessoas se concentraram na Praça da Assembleia, centro de Belo Horizonte e pernoitaram. No dia seguinte, como parte da mobilização, houve plenária da Anel e logo após uma visita a ocupação Dandara, ameaçada de despejo. Cerca de 600 pessoas participaram a ação, entre movimentos sociais como o MTST, centrais sindicais, partidos de esquerda.
Com informações da Caros Amigos, BBC, Esquerda.Net e agencias