Quem descobriu o pré-sal merece mais. Editorial do Sindipetro-RJ

Editorial do Sindipetro-RJ

O RH da Petrobrás, em sintonia com o governo federal, deixa para depois do fechamento da campanha dos trabalhadores dos bancos e dos Correios a negociação com a categoria. Nossa pauta foi protocolada no dia 6 de setembro.

Negociar primeiro com os petroleiros e conceder aumento real serviria de parâmetro para as outras categorias. Mas, independente de nós, bancários e Correios conseguiram aumento real de salário e avançaram em varias cláusulas sociais. Os trabalhadores dos Correios e os bancários se lixaram para a imprensa marrom que criticaram violentamente os trabalhadores e nada disseram dos patrões.

Não disseram que o governo de um país que cresce significativamente seu PIB não quer repassar o crescimento aos salários dos trabalhadores; nem que os banqueiros, os donos da agiotagem oficial, por exemplo, cobram tarifas extorsivas e ainda se utilizam das chamadas brechas legais, porém imorais, para não pagar impostos. Os banqueiros, com a mídia a seu favor, deixaram a greve rolar e que se dane a sociedade.

Chegou a vez dos petroleiros, e o lema da campanha é: Quem descobriu o présal merece mais! Vamos à luta! Temos tudo para arrancar um acordo decente para a categoria. Mas não vai cair do céu. Cada um de nós tem um anseio que se expressa na pauta histórica protocolada no RH da companhia. Mas como os trabalhadores que fizeram a greve e conquistaram avanços, conosco não vai ser diferente. Precisamos mostrar nossa disposição.

O Sindipetro-RJ não foge à luta: o Sindipetro- RJ e a FNP reúnem-se dia 20 de outubro em São Paulo, e convidaram a direção da FUP para essa reunião. Alguns sindicatos da FUP já confirmaram a presença, RN e diretores do Unificado da Bahia. Pauta da reunião: ACT; balanço do dia 19, dia nacional de luta; unificação do calendário de greve. Vamos preparar a greve para deflagrá- la, se for necessário. Discuta com seus companheiros de gerência da unidade a participação na greve nacional da categoria.

O sindicato não pode ser vendedor de ilusão. Ou nos preparamos para a luta, se necessário, ou vamos continuar a ser os mendigos da indústria do petróleo ou os piores remunerados entre as estatais. E você, vai fazer o quê?

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp