Na quarta, 3 de abril, às 17h, na sede do Sindipetro-RJ, os movimentos e organizações sociais que constroem a campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso convocam uma grande plenária para debater o processo de mobilização para barrar os leilões do petróleo brasileiro. Toda a população está convocada a participar e contribuir na construção dessa luta contra a 11ª rodada de licitações do nosso ouro negro, marcada para os dias 14 e 15 de maio. Sindicatos, centrais sindicais, movimentos populares e organizações estudantis se preparam para deslanchar uma ampla campanha de mobilização do povo contra a privatização do petróleo e para exigir que essa valiosa riqueza natural esteja a serviço da resolução dos graves problemas sociais do nosso país.
A campanha defende a destinação dos recursos da exploração petroleira para a potencialização de políticas públicas de educação, saúde, moradia, reforma agrária e a superação dos poluentes combustíveis fósseis com o desenvolvimento de energias limpas. Na 11ª rodada, estão em jogo 289 blocos de petróleo que podem representar uma fortuna de três trilhões de dólares. A própria diretora-geral da Agência, Magda Chambriard, declarou que estima um volume de 30 bilhões de barris na área leiloada. Não podemos deixar que essa riqueza sirva para enriquecer ainda mais as grandes petroleiras e o megabilionário Eike Batista, deixando para o povo apenas a poluição e a devastação ambiental.
Reunião do Comitê Operativo com as entidades e movimentos sociais
No mesmo dia 3 de abril, às 14h, acontecerá uma reunião do comitê operativo da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso, também na sede do Sindicato dos Petroleiros de Rio de Janeiro. Todas as lideranças de entidades e movimentos sociais estão convocadas para contribuir nos preparativos da plenária e na formulação de iniciativas para a campanha contra os leilões.
O Sindipetro-RJ fica na Av. Passos, 34, Centro do Rio de Janeiro, próximo à Praça Tiradentes.
Fonte: Agência Petroleira de Notícias do Sindipetro-RJ