Acontece no dia 26 de novembro, na sede do Sindipetro-LP, em Santos, o I Encontro de Mulheres Petroleiras. Com o tema ?Lugar de MULHER é? na LUTA!?, o objetivo do evento é discutir os problemas que envolvem as mulheres na indústria do petróleo e, em particular, aqueles relacionados às condições de trabalho, assédios no ambiente de trabalho e direitos em geral.
O encontro é direcionado às petroleiras aposentadas e ativas, às trabalhadoras terceirizadas das unidades da Petrobrás e, também, às esposas (companheiras) dos petroleiros.
Para participar, basta enviar um email confirmando a inscrição para secretaria@sindipetrosantos.com.br, ou entrar em contato com a diretoria nas unidades/telefone.
Haverá uma creche no local para os filhos e filhas das participantes, por isso, pedimos que nos informem a quantidade de crianças e suas respectivas idades para facilitar e aprimorar a organização do evento.
Um grande passo
No V Congresso da FNP, realizado em São José dos Campos, em agosto, foi levantada a necessidade de construir um Congresso Nacional de Mulheres Petroleiras. A finalidade: colocar na ordem do dia o debate sobre as questões de gênero.
Avançando neste objetivo, foi incluída em nossa pauta reivindicatória ? pela primeira vez ? uma cláusula (nº 127) que trata especificamente das condições das mulheres com questões que envolvem desde o dia a dia da petroleira, como a construção de sanitários femininos adequados às normas regulamentadoras e a extensão automática da licença-maternidade de seis meses, até questões mais gerais, como o combate às discriminações e ao assédio sexual.
Por isso, o I Encontro de Mulheres Petroleiras, organizado pelo Sindipetro-LP, é uma grande oportunidade de impulsionar a luta contra práticas discriminatórias às trabalhadores do Sistema Petrobrás.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
[8h às 9h] Inscrição e café da manhã
[9h15] Abertura dos trabalhos
[9h45] Palestras ? A situação das mulheres no Brasil (aspectos econômicos e políticos)
– As condições de trabalho da mulher petroleira
– A luta contra a opressão da mulher
[12h30] Parada para almoço
[14h] Grupos de Discussões sobre temas específicos
[16h] Encerramento: apresentação de relatório das discussões nos Grupos