Assédio Moral: Contra a devolução dos operadores dos terminais de SP

Conforme divulgado pelo Sindicato, na base do Unificado (terminais de Barueri e Guarulhos), dois trabalhadores da Petrobras cedidos à Transpetro foram ?punidos? com a ?devolução? a holding. A Gerencia do Óleo do Planalto passou a um empurra-empurra para assumir quem deu a ordem, não se prontificando a fazer nada, além de dizer que a ordem vinha lá ?de cima?.

Posteriormente ficou comprovado que a devolução foi assinada por Alexandre Jatczak, que é ex-sindicalista da FUP. Uma vergonha para alguém que dizia estar aos lados dos trabalhadores e hoje age como um agente patronal da pior espécie. Lembramos à categoria que justamente em 4/5 se completou a fatídica data de 1 ano da demissão de Ana Paula Aramuni, Cipeira combativa no Tecab e então candidata ao Conselho de Administração da Transpetro, assinada por outro ex-sindicalista da FUP, Claudio Negrão.

Nós da Oposição da Base Presente desde o primeiro momento nos colocamos prontamente à disposição para junto aos trabalhadores e a direção sindical enfrentar este ataque.

Por hora, o informe que temos é que haverá uma reunião amanhã para definir a situação dos operadores ? que até o 10/5 seguem trabalhando na Transpetro. E hoje, 7/5, está havendo uma reunião no RJ que pode decidir o destino dos companheiros.

Mobilizar a categoria para BARRAR a medida

Acreditamos que é muito importante que este lamentável episódio sirva para que a categoria dê mostra de que não deixará passar nenhum ataque contra companheiros. Como diz um histórico lema: ?Mexeu com meu companheiro, mexeu comigo!?.

Para tanto, em primeiro lugar precisamos ter claro qual é o nosso objetivo. Visto que ficou provada a arbitrariedade da ?devolução? dos operadores, nossa exigência é: REVOGAÇÃO DO DIP DE DEVOLUÇÃO!

Infelizmente o Sindicato está ?em cima do muro?, solicitando ?um tratamento descente no retorno dos trabalhadores cedidos a Petrobrás ou em qualquer outra movimentação e transferência? (boletim Em Linha 369 ? 2/5/2013). Ou seja, não está claro que é contra a medida da empresa.

Além disso, foi anunciado que os trabalhadores ?realizarão na semana que vem mobilizações surpresas?. Cobramos o sindicato que as atividades sejam realizadas em todas as bases, de modo que a categoria tenha conhecimento dos fatos e possamos unificar as ações para pressionar a empresa.

Procop é utilizado para assediar e aumentar insegurança

É importante afirmar que este ataque foi realizado em meio ao Procop, o grande plano da Presidente Graça Foster para diminuição de custos, leia-se: deixar o efetivo abaixo do mínimo, e aumentar a produção ao máximo.

Nós já sabemos o resultado: aumento de acidentes. É só ver os últimos acontecimentos de vazamentos, acidentes e incidentes. Não é preciso ser expert para chegar a seguinte conclusão: vão jogar os acidentes nas costas dos trabalhadores, mas sabemos que sempre antes de um ?problema? operacional sempre há um erro gerencial. Neste momento, quando os ataques daqueles que são contra a Petrobras crescem, o ?remédio? das gerencias é prejudicar os trabalhadores e a própria empresa.

Por exemplo, só no terminal de Barueri quatro trabalhadores se aposentaram no último ano (além de um afastamento por um longo período) e a gerencia local se permite a perder mais um operador experiente e qualificado. E qual o motivo? Será porque este companheiro é um defensor fervoroso da segurança na CIPA? Mas os ?métodos? da gerencia não terminam aí. Existem outros tipos de assedio. Para cortar custos querem obrigar operadores a fazerem cursos trabalhando, para acochambrarem certificação de curso de Caldeira.

Ou ainda, para pressionar a manutenção a fazer um serviço na caldeira, chegaram a se apoiar em um ?informe extraoficial? de alguém da manutenção da Replan para fazer um serviço no prazo de uma semana. No entanto, a manutenção local havia dado parecer para que o referido serviço fosse realizado em duas semanas.

E por aí seguem os assédios e atitudes que resultam em mais argumentos para os que querem destruir a empresa e sua mão de obra, facilitando o discurso dos privativistas.

Fonte: A Base Presente (Oposição do Sindipetro Unificado SP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp