Os protestos que varrem o país e conquistam dia após dia novas vitórias, como a redução das tarifas e a derrubada da PEC 37, foi o ponto de partida do ato realizado pelos petroleiros da Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC), nesta quarta-feira (27/06).
Os trabalhadores do turno e boa parte do ADM da refinaria atrasaram em mais de uma hora a entrada na unidade em um dia marcado por atrasos, paralisações e lutas em todo o país. Chamada de Dia Nacional de Lutas, esta quarta-feira está servindo de preparação para um dia ainda maior de mobilizações: 11 de julho, data fechada por todas as centrais sindicais do país para a realização de grandes mobilizações.
O objetivo é aproveitar o momento histórico pelo qual o país passa e colocar nas ruas a campanha contra os leilões do petróleo e por uma Petrobrás 100% Estatal. Para estimular essa batalha, o Sindicato panfletou nesta quarta-feira um informativo à categoria sobre o tema.
O sentimento é de que a categoria tem condições de seguir o exemplo da juventude e dos trabalhadores que estão em luta no país. Afinal, a maior lição desses protestos vitoriosos é de que com união e luta há conquistas. ?O povo está dando o exemplo nas ruas e fazendo história. Devemos repetir aqui na Petrobrás o que está acontecendo no país, arrancando da empresa com mobilização e unidade as nossas reivindicações?, afirmou Ademir Gomes Parrela, diretor do Sindipetro-LP e secretário-geral da FNP.
Além disso, os dirigentes aproveitaram o ato para passar informações sobre a reunião da última segunda-feira com a presidente Graça Foster; a realização do Congresso Nacional da FNP, que acontece entre 4 e 7 de julho; e os preparativos para a campanha reivindicatória.
Dilma, cancela o leilão!
Se a 11ª rodada dos leilões do petróleo foi um duro ataque à soberania do país, o leilão do pré-sal, que colocará à venda o Campo de Libra em 22 de outubro, terá uma dimensão negativa ainda maior. Para se ter uma ideia, somente com o petróleo de Libra poderíamos garantir passe-livre e um pesado investimento em saúde e educação em todo o país.
O campo de Libra é um dos maiores campos petrolíferos do Mundo e pode ser considerada a maior descoberta de todos os tempos da Petrobrás. Possui, no mínimo, 14 bilhões de barris de petróleo e seu valor está estimado em, no mínimo, U$ 1,4 trilhões. Ele vale 20 vezes a soma do atual orçamento da saúde e da educação juntos!
A lei do pré-sal (12.351/2010) permite a devolução do Campo de Libra à Petrobrás. Por isso, devemos exigir: Dilma, cancela o leilão! Leilão é privatização!
Comitê em defesa da Petrobrás, em defesa da soberania nacional
Neste sentido, é com bastante expectativa e muita vontade de reunir toda a sociedade civil nesta campanha que estamos convocando todos os interessados a participar de uma reunião no dia 3 de julho, às 17 horas, na UNIFESP (Rua Silvia Jardim, 133/136, Vila Mathias).
O objetivo é debater e construir a retomada dos trabalhos desenvolvidos pelo Comitê da Baixada Santista da campanha ?O Petróleo Tem que Ser Nosso?. Este comitê já existe, mas os trabalhos estão paralisados. É preciso retomar este importante instrumento. Por isso, queremos que todos participem; petroleiros, estudantes, movimentos sociais, sindicatos, ONG?s, enfim, todos estão convidados! Vem pra luta!
Fonte: Imprensa Sindipetro-LP