Oposição do Sindipetro CE/PI realiza seminário com atividades contra o leilão de Libra

O Movimento Luta de Classes e os Petroleiros da Corrente ?Transparência e Ação? (Oposição Sindical ao Sindipetro CE/PI) realiza no dia 17 de agosto o Seminário ?O Petróleo tem que ser nosso?. A atividade acontecerá no auditório do Instituto Federal de Educação do Ceará – IFCE. Veja abaixo a programação das atividades e a carta dos companheiros à categoria.

8:30h ? Abertura: Convidados das Centrais Sindicais, Entidades Estudantis e Movimentos

9:30h – Palestra: “Privatizações e Entrega do Patrimônio Público no contexto da Crise Capitalista Mundial”

12:00h – Almoço

14:00h – Palestra: “O Petróleo tem que ser nosso!”

17:30h – Ato Político contra os Leilões da ANP

18:30h ? Encerramento.

Mensagem do ?Transparência e Ação? aos petroleiros

Companheiros,

É do conhecimento de toda a categoria que a nova onda de ataques à soberania nacional e ao direito dos trabalhadores toma um novo fôlego e reaparece de forma implacável contra o controle Estatal da Petrobras e contra a força de trabalho.

Julgamos não ser necessário pormenorizar o processo de entrega dos nossos recursos iniciados no governo FHC (com a quebra do monopólio estatal do petróleo), passando pelo governo Lula e reafirmando-se agora através das novas rodadas de leilões, com Dilma Roussef na presidência. A categoria dos petroleiros nunca deixou de ser ameaçada. Porém os ataques tem sido mais incisivos por parte de grupos estrangeiros imperialistas e seus lacaios, representados pela burguesia nacional, ávidos por dar à Petrobras um destino semelhante ao da Vale do Rio Doce, por exemplo.

A grande mídia promove uma verdadeira campanha de manipulação de informação, na tentativa de conseguir o apoio da sociedade à essa política de subserviência aos interesses privados, apresentando o contole Estatal como um entrave ao desenvolvimento e nós trabalhadores como sanguessugas preocupados com a perda de benefícios particulares. Escondem assim os reais interesses de capitalistas, mancomunados para aumentar sua parcela na expropriação das riquezas que pertencem ao povo brasileiro.

Os petroleiros construíram uma das maiores empresas de energia do mundo e no entanto vêem a cada ano a desvalorização crescente do seu salário, enquanto os acionistas levam vantagem na divisão dos lucros e decidem os rumos da Petrobras. Aliado a tudo isso crescem ainda as tentativas de aumentar a precarização da situação dos trabalhadores terceirizados, as principais vítimas tanto no que se refere aos acidentes fatais quanto no que tange à violação dos direitos trabalhistas, que aos poucos estão sendo flexibilizados em nome da ganância dos empresários pelo aumento dos lucros.

Diante desse cenário ameaçador, que deveria ter como reposta uma forte mobilização da categoria, apresentam-se sindicatos que insistem em manter distância dos trabalhadores, desinteressados de chamar os petroleiros à responsabilidade de defender o patrimônio do povo e lutar por seus direitos. Tendo consciência da necessidade urgente de retomar as históricas bandeiras de luta, com o risco de assistirmos apáticos a entrega de setores estratégicos aos conglomerados internacionais, convocamos todos os companheiros insatisfeitos com a postura de suas lideranças a integrarem um verdadeiro movimento de renovação em seus respectivos sindicatos, compondo chapas para disputar eleições. A mudança é necessária no momento em que a direção dos Sindipetros perde a confiança e o respeito à base, optando por um caminho contrário ao da construção coletiva. Nosso objetivo é reconstruir o mais breve possível um movimento unificado em que os petroleiros de todo o Brasil recuperem sua histórica combatividade e capacidade de luta.

Nós do ?Transparência e Ação?, oposição à atual gestão do Sindipetro CE/PI reafirmamos aqui, nossas reivindicações, que não são novas para a categoria, mas que precisam do esforço de todos os trabalhadores para que sejam alcançadas.

– Petrobras 100% Estatal;
– Monopólio estatal do petróleo;
– Reincorporação das subsidiárias;
– Fim dos leilões do petróleo. Cancelamento do leilão do Campo de Libra;
– Unificação das lutas dos Sindipetros;
– Apoio aos terceirizados nas lutas contra a precarização, defendendo uma alternativa conjunta para o fim da terceirização;
– Apoio aos movimentos sociais que tenham compromisso de denunciar e enfrentar as condições de exploração na cidade e no campo.

Esperamos contar com a adesão de todos os petroleiros que tenham como bandeira de luta a ?Transparência e Ação? para construirmos um Sindipetro que atenda aos interesses dos trabalhadores. Participe dessa construção conosco.

A coordenação do ?Transparência e Ação? e demais companheiros apoiadores

Oriá Fernandes – Lubnor
Emanuel Menezes- Transpetro
Nazareno Britto- Transpetro
Holivan Holanda- Transpetro
Marcio Tavares- Transpetro
Fabrício Ponte- Transpetro
Wagner Fernandes- Lubnor
Emanuel Santana- Lubnor
João Bernardino Alves- Lubnor
Otacílio Quintino- UN RN/CE
Antonio Kleber Lopes- UN RN/CE
Ubirajara Aparecido Negrão- Lubnor
José Jorge da Costa- Lubnor
Júlio César Lourenço- Lubnor
José Valdir- Aposentado
Ricardo Lúcio C. Timbó- Lubnor

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp