Entidades nacionais unificam calendário para barrar leilão de Libra

Diversas organizações que integram a campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso, dentre elas o Sindipetro-RJ, realizaram plenária na última sexta (13), no Instituto Salesiano Pio XI, em São Paulo.

As organizações avançaram na construção de uma agenda de luta unificada para barrar o leilão do campo de Libra, o primeiro na área do pré-sal. As entidades avaliaram que é preciso convergir todos os movimentos sociais para a luta contra a privatização desse recurso natural estratégico.

?Quem vencer o leilão terá que pagar à União R$ 15 bilhões de bônus. Mas se a própria ANP anunciou que Libra deve ter 14 bilhões de barris de petróleo, basta transformar em dólar para obter uma estimativa do valor real dessas reservas: cerca de 1, 5 trilhão de dólares. Com a ameaça de guerra na Síria o preço do barril no mercado internacional chegou a 135 dólares. Detalhe: o petróleo de Libra é de alta qualidade. E o Brasil estaria trocando essa reserva por algo em torno de R$1,00 o barril? Talvez essas contas consigam explicar o tamanho da indignação daqueles que não aceitam a entrega das preciosas reservas de petróleo do país às petrolíferas estrangeiras. E pensar que a presidenta Dilma chegou a afirmar, durante a campanha eleitoral, que ?o pré-sal é o nosso passaporte para o futuro?.? ? explica Emanuel Cancella, diretor do Sindipetro-RJ e coordenador da FNP.

Veja aqui as resoluções e atividades aprovadas na plenária desta sexta.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp