Desde o início da eleição no Sindipetro PA/AM/MA/AP, a Chapa 1 (Lutar para Conquistar) ? apoiada pela FNP ? tem realizado uma campanha propositiva, debatendo com os petroleiros e petroleiras da base os principais temas e demandas da categoria. O debate político, baseado na construção de propostas concretas para os trabalhadores, tem sido a marca desta chapa.
Prova disso são os boletins produzidos até aqui; colocam em evidência a necessidade de se lutar por uma Petrobrás 100% Estatal; pelo fim da discriminação aos aposentados, pensionistas e terceirizados; além da batalha sistemática contra o arrocho salarial da categoria, materializado por meio da tabela congelada, remunerações variáveis e o consequente aumento real zero no salário base.
Além disso, somado ao seu programa de gestão, foi divulgada a lista de apoiadores à chapa. Lista esta que não é pequena e reflete a força dos companheiros que se propõe a estar na linha de frente da entidade pelos próximos três anos.
Entretanto, ao observar o processo eleitoral nesta base, que segue até sexta-feira (29/11), não é possível deixar de citar algumas curiosidades sobre os adversários da Chapa 1.
Que feio: de novo, lobo em pele de cordeiro…
Os integrantes da chapa 2 juram que são ?independentes?, que são apenas trabalhadores sindicalistas, mas ninguém leva essa conversa fiada a sério. Vamos combinar, dá pra acreditar? Está claro que estão submetidos à outra federação, mas têm vergonha de admitir. São os defensores da transparência, mas sequer são transparentes para dizer quem eles realmente são e qual projeto eles representam e defendem.
Assim como aconteceu na última eleição do Sindipetro São José dos Campos, quando a Chapa 3 escondeu o nome da outra federação em seus informativos, na base do Sindipetro PA/AM/MA/AP eles também nem tocam no nome da outra federação. Claro, eles até têm razão. Afinal, não querem se ?queimar? com o histórico de traições dessa federação.
Quem é a outra federação?
Para os mais antigos de casa, dispensam-se apresentações. Mas para os mais novos é importante dizer quem é a outra federação. Outrora combativa, esta entidade transformou-se em um braço da empresa e do Governo. Em troca de cargos de alto escalão, vem impondo derrotas à categoria e entregando direitos. Aos poucos, foi deixando de lado todas as bandeiras históricas da categoria: aumento real, PLR Máxima e Igual para Todos, Petrobrás 100% Estatal.
Em relação aos aposentados e pensionistas foi ela a mentora, junto com a empresa e com a Petros, da repactuação – uma das maiores traições cometidas contra a categoria. É através da repactuação que a companhia impõe a tabela congelada e, com isso, aumento real zero no salário base.
Na base do Sindipetro PA/AM/MA/AP são responsáveis por espalhar mentiras e calúnias e por fazer o jogo da empresa ao tentar desgastar a atual gestão com uma campanha patronal: desfiliação ao sindicato. Lamentamos essa postura, totalmente contrária à tradição do movimento operário, mas convenhamos: dava pra esperar algo a mais de quem prefere espalhar mentiras no lugar de apresentar propostas?
Mais uma vez, derrotar os governistas!
Está claro para a Chapa 1, e acreditamos que para a categoria também, que temos novamente como tarefa aplicar uma derrota contundente aos governistas. Além de garantir um sindicato combativo, a vitória da Chapa 1 representa a manutenção de um importante projeto: a construção de uma nova alternativa de direção para a categoria através da FNP.
Por isso, nessas eleições, vote Chapa 1!