Leia a resposta redigida por Emanuel Cancella, diretor do Sindipetro-RJ e da FNP, aos Informes do Mandato de Conselheiro Representante dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Conselho de Administração da Petrobrás de 11 de dezembro de 2013.
Companheiro José Maria Rangel,
Nós da FNP já fizemos um debate sobre as eleições nos C.A.?s das Empresas do Sistema Petrobrás. Chegamos a algumas conclusões: primeiro, que nossos sindicatos não têm que jogar todo peso nessas eleições como jogamos na primeira, inclusive vencemos, com o companheiro Silvio Sinedino. Essas eleições são anuais e acontecem em várias Empresas do Sistema, o que acaba envolvendo grandes custos. Mas também entendemos que devemos fazer a disputa. Temos uma grande desconfiança que a Petrobrás financia toda a campanha dos candidatos da FUP, como é o seu caso. Isso dá aos candidatos como você uma grande vantagem. Mas vemos na sua candidatura, como todas apoiadas pela FUP, uma grande contradição: Você, José Maria Rangel, é mais um representante da di reção da empresa e do governo no Conselho de Administração.
Quem deseja um representante no C.A. indepedente da direção da empresa e do governo não pode votar em você ou em nenhum candidato apoiado pela FUP. Não é nada pessoal, mas veja sua própria plataforma! Você não diz que vai combater o desinvestimento e nem faz crítica ao PROCOP. E sabe por que José Maria? Porque tanto o desinvestimento, que é a privatização branca da Petrobrás, quanto o PROCOP, que está cortando a comida dos trabalhadores e até o cafezinho, são iniciativas da presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster que você não pode contrariar. Voce pode, como qualquer petroleiro, ser candidato ao C.A., mas você não pode dizer que é candidato dos trabalhadores. Você é mais um representante da Empresa dentro do C.A.!
A FNP vai ter candidatos nessas eleições. Inclusive, como a eleição é em dois turnos, estamos aberto a qualquer candidato petroleiro, desde que assuma formalmente a independência em relação à direção da Empresa e ao Governo Federal e compromisso com a luta em defesa do nosso petróleo inclusive repassando parte do pro labore para a campanha do petróleo. Em breve anunciaremos quem são nossos candidatos.
Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 2012
Emanuel Cancella
Secretário Geral do Sindipetro-RJ e da FNP