Acontece entre os dias 7 e 9 de dezembro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a reunião da Comissão Nacional do Benzeno.
Os petroleiros da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e do Sindipetro-LP estão priorizando esta reunião, pois ela será mais um instrumento de denúncia à tentativa da Petrobrás de mudar o norma existente, incorporando no ACT deste ano o conceito de nível de ação.
Durante as negociações, a empresa deixou claro a tentativa de estabelecer o conceito de exposição quantitativa no lugar de qualitativa, inserindo a ideia absurda de que há limites seguros de exposição ao Benzeno.
A FNP, respaldada pelos trabalhadores, denunciou este crime à saúde dos trabalhadores e conseguiu arrancar das propostas de ACT do Sistema Petrobrás a cláusula em que a companhia tentava burlar a lei brasileira, criando a figura do ?limite de ação? para o benzeno, que nem mesmo é reconhecido no Acordo Nacional do Benzeno, documento negociado entre Patrões, Empregados e Ministério do Trabalho.
O benzeno é uma substância altamente cancerígena em que a simples exposição já traz um alto risco para a saúde. Por isso, não há nenhum nível seguro de exposição. A NR 15 (Norma Regulamentadora que trata das ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES) deixa claro que ?o Benzeno é uma substância comprovadamente carcinogênica, para qual não existe limite seguro de exposição?.
A Federação Nacional dos Petroleiros acompanhará de perto as discussões e publicará diariamente matérias sobre os três dias de evento.
PROGRAMAÇÃO
7 de dezembro
– Reunião Técnica na BRASKEM (8 às 12 horas)
– Reunião Técnica sobre a Norma 776 (14 às 18 horas)
8 de dezembro
– Reunião de bancada (9 às 12 horas)
– Reunião Ordinária da CNPBz (14 às 18 horas)
9 de dezembro
– Plenária (9 às 15 horas)