O ?petrolão? e a bolinha de papel

Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, tentou privatizar a Petrobrás. Mas os petroleiros responderam com uma greve que parou o país durante 32 dias, a maior já realizada, conseguindo barrar a privatização, em 1995. Infelizmente, não conseguiriam impedir, dois anos depois, a troca da Lei 2004, que criou a Petrobrás e instituiu o monopólio da União, pela Lei 9478/97, quando FHC, na prática, burla a Constituição e abre a exploração do subsolo para empresas estrangeiras.

No ímpeto de fragilizar o estado brasileiro, os tucanos privatizaram setores importantes da economia, como o elétrico, as telecomunicações, a cabotagem e o de mineração. Os feitos da privataria tucana viraram livro, mas nunca foram investigados e nenhuma CPI foi aberta para apurar os escândalos e punir os responsáveis.

As Organizações Globo estiveram por trás de toda essa entrega de nosso patrimônio. Campanha institucional na mídia comparava a Petrobrás e outras estatais a paquidermes, pesados e espaçosos, e os petroleiros a marajás. Os ataques à Petrobrás e a seus trabalhadores foram tantos que a categoria fez passeata no Jardim Botânico, concentrando-se na porta da TV Globo para protestar.

Hoje, quando as forças de direita, tendo à frente o PSDB e seu porta-voz, a Globo, voltam-se com toda a carga contra a Petrobrás, está na hora de denunciar a farsa e revelar à sociedade as verdadeiras intenções desses abutres.

O PSDB e a Globo não querem investigar a corrupção. O alvo é destruir a Petrobrás. Para alcançar sua meta, servem-se de uma CPMI que se baseia em notícias requentadas ? as supostas irregularidades na compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, informações trazidas pelo representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás dois anos da instalação da referida CPMI. Na época, as denúncias foram desprezadas. Depois, convenientemente recolhidas do baú.

A Petrobrás não é o Paulo Roberto Costa, o Renato Duque ou o Barusco. Esses são bandidos, têm que ir mesmo para a cadeia e ter seus bens confiscados, juntamente com aqueles que os corromperam.

Mas podem, o PSDB e a Globo, atirarem as pedras?

A Globo, segundo denúncias, sonegou o imposto de renda da Copa do Mundo 2002, quando foi fazer o contrato nas Ilhas Virgens inglesa para burlar a Receita Federal. Já a Petrobrás nunca foi sonegadora de nenhum imposto, muito pelo contrário, a companhia, além de se auto-financiar, financia, com os impostos que paga, 75% do PAC, as principais obras do governo.

O pré-sal, descoberto pela Petrobrás, já produz cerca de 600 mil barris/dia, o equivalente a mais do que o consumo diário do Paraguai, Peru, Uruguai e Bolívia juntos! Se a Petrobrás fosse privatizada pelos tucanos, o pré-sal seria levado como bônus.

A Operação Lava a Jato da Polícia Federal é pilotada por militantes do PSDB. Essa mesma polícia e Ministério Público nunca investigaram as privatizações de FHC, o escândalo do propinoduto de São Paulo, a compra de votos para aprovar a reeleição de FHC, a lista de Furnas, conhecida como ?o Escândalo da Pasta Rosa?. Essas denúncias foram encaminhadas, mas engavetadas. As autoridades tampouco parecem preocupados em investigar as irregularidades na obra do aeroporto de Cláudio, em Minas Gerais, pago com dinheiro público, construído em terras particulares da família de Aécio Neves, o último candidato à presidência pelo PSDB.

?Por trás de todo esse jogo sujo, praticado pelo PSDB e seu esquemão na mídia, está a disputa pelo petróleo?.

O jornal O Globo já está defendendo descaradamente a vinda das empresas estrangeiras para o Brasil, em substituição as empresas nacionais ?corruptas?. Como se a corrupção não fosse intrínseca ao sistema capitalista e como se as petrolíferas estrangeiras e suas empreiteiras, puras e castas, chegassem para moralizar as relações políticas e econômicas.

A Petrobrás foi construída nas ruas pelo maior movimento cívico que este país conheceu que foi ?O Petróleo é Nosso!? Quem se opunha à criação da Petrobrás e o monopólio estatal do petróleo, principalmente as empresas petroleiras dos EUA e da Europa, são os mesmos que estão por trás do PSDB e da Globo. Eles jamais desistiram de tomar o petróleo do povo brasileiro.

A Globo, através de Alexandre Garcia, diz que os 53 milhões de eleitores da Dilma sabiam da corrupção na Petrobrás. Será que Garcia sabe da sonegação da Globo?

Aécio Neves diz que a sociedade elegeu uma organização criminosa. Será que Aécio está se referindo a FHC, que conseguiu a reeleição através da compra de votos?

Rastejantes e servis aos interesses econômicos e políticos dos Estados Unidos, o PSDB e seu braço midiático, a Globo, não medem esforços para criar novos factoides, para manchar a imagem da Petrobrás diante da população brasileira, tentando minar nossa capacidade de resistência. É o que pretendem com o rumo dessas investigações.

Desejamos que os fatos sejam devidamente explicados. Como ?aquele objeto contundente? que atingiu a careca do José Serra, então candidato do PSDB, na disputa à presidência com a Dilma do PT. No final, o ? instrumento contundente? era uma simples bolinha de papel.

Fonte: Boletim Surgente nº 1298 (4/12/14), do Sindipetro-RJ.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp