Protestos contra Bolsonaro reúnem milhares de pessoas em todo o Brasil

Milhares de pessoas foram às ruas neste sábado (29/05) em mais de 200 cidades pelo Brasil para protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Com o lema "vacina no braço, comida no prato e fora Bolsonaro", pelo menos 16 capitais receberam protestos contra a gestão do combate à pandemia da covid-19, que já matou mais de 459 mil pessoas no país e 39 trabalhadores só na Petrobrás.

Os petroleiros das bases da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) também participaram dos atos. Entre as reivindicações, além do impeachment de Bolsonaro e vacina para todos, os participantes pediram por empregos e auxílio emergencial até o fim da pandemia, em defesa da vida.

O Sindipetro-SJC, por exemplo, montou uma barraquinha do Observatório da Petrobrás no local da manifestação e distribuiu panfletos e adesivos que denunciavam a alta no preço dos combustíveis causada pela política entreguista do governo Bolsonaro.

Os petroleiros do Sindipetro de Alagoas/Sergipe, do Litoral Paulista, do Pará/Amazônia/Maranhão/Amapá e do Rio de Janeiro também foram para as participar dos atos.

Todos os manifestantes usaram máscaras e seguiram os protocolos de saúde. Apesar da pandemia ainda em escalada a decisão de sair às ruas foi tomada porque, neste momento, está claro que não há outro caminho para defender vidas que não passe pela derrubada do atual governo, genocida e negacionista.

Diversas organizações, partidos políticos e movimentos sociais também participaram dos atos que, majoritariamente, foram convocados pelas frentes Povo sem Medo e Brasil Popular, e também por movimentos estudantis, centrais sindicais e coletivos independentes.

Segundo os organizadores, o Rio de Janeiro registrou uma das maiores manifestações. Cerca de 30 a 50 mil pessoas participaram dos atos contra Bolsonaro na capital carioca.

A concentração se iniciou de manhã, no Monumento Zumbi dos Palmares, no centro da cidade. Os manifestantes caminharam pela Avenida Presidente Vargas e ocuparam três faixas da pista. Os pedidos por vacina, emprego e a paralisação do processo de privatização de estatais, como a Petrobrás, Cedae e a Eletrobrás também fizeram parte do protesto.

Veja algumas fotos e vídeos das bases da FNP nos atos de sábado (29/05):

Sindipetro-AL/SE

Sindipetro-LP

Sindipetro-PA/AM/MA/AP

Sindipetro-RJ

Sindipetro-SJC

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp