Resolução contra a ocupação militar russa e guerra na Ucrânia

1 – A ocupação militar e invasão russa sobre o território ucraniano é uma agressão injusta a um país soberano.

2 – De um lado, a Rússia é um país capitalista e seu governo, conservador, autoritário e de direita é movido por interesses burgueses e de expansão dos negócios de seus oligarcas bilionários.

3 – De outro lado, os EUA, a OTAN e a União Europeia cinicamente promovem uma expansão e escalada militar rumo ao leste europeu. E não hesitarão em abocanhar o território ucraniano para aprofundar esta escalada militar que vem desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Por isso denunciamos estes objetivos e somos a favor também pela dissolução da OTAN.

4 – Diante deste cenário, a tarefa dos trabalhadores em todo o mundo é exigir o fim da guerra e a retirada das tropas russas.

5 – Defender a soberania e a paz na Ucrânia deve ser a nossa bandeira neste momento.

6 – O Apoio à libertação e autodeterminação do povo ucraniano, não significa se confundir ou negar a existência de milícias paramilitares neonazistas na Ucrânia, inimigas mortais do proletariado internacional, e que a tarefa do proletariado ucraniano é também aniquilar tais organizações paramilitares, extirpando-as do seio da comunidade ucraniana.

7 – O apoio ao povo ucraniano, de um ponto de vista operário, nos exige também denunciar e repudiar o racismo e xenofobia cometidos por instituições e agentes do governo ucraniano contra os imigrantes não-brancos, negros, asiáticos, árabes, latino-americanos, dentre outros povos que vivem na Ucrânia, que também são vítimas da ocupação militar russa e sofrem assim duplamente os horrores da guerra.

Foto: CNN Brasil.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp