Cinco empregados da Petrobras morreram por covid-19 na última semana, subindo para nove o número de óbitos causados pela pandemia na estatal desde o início da doença. É o que revela uma matéria publicada pelo jornal Estadão, nesta terça-feira (19).
Confira aqui a íntegra da matéria.
Segundo dados da matéria quase 10% da força de trabalho da empresa (46.416) já foi contaminada, ou seja, 4.274 pessoas, sem contar os terceirizados que prestam serviços e não estão sendo contabilizados pela Petrobras. Desse total, 4.032 pacientes já estão recuperados, 17 seguem internados e 233 pessoas estão em quarentena. Os números constam do 40º Boletim de Monitoramento covid-19 do Ministério de Minas e Energia.
A companhia afirma que adota todas as medidas necessárias para conter a disseminação da doença, como testagem antes dos embarques nas plataformas e isolamento imediato ao ser constatado qualquer sintoma em empregados embarcados.
A estatal porém interrompeu a aplicação de testes do tipo RT-PCR, considerados mais eficazes, e adotou em caráter temporário o teste do tipo antígeno no pré-embarque, em decorrência de uma "transição contratual", explicou a estatal.
"Os testes de antígeno são reconhecidos pelo Ministério da Saúde e Anvisa como testes diagnósticos para covid-19 e já vêm sendo realizados pela Petrobras em outras situações – como, por exemplo, para o diagnóstico de covid-19 em casos assintomáticos em algumas unidades em terra", justificou a Petrobras em nota enviada ao jornal.
Fonte: Sindipetro-SJC