Sindicato dos Petroleiros é vítima de ataque à liberdade de expressão

O Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos e Região foi vítima de um ataque à liberdade de expressão, nesta terça-feira (26), praticado por defensores do presidente Jair Bolsonaro.

O alvo foi um outdoor com o seguinte conteúdo “Para salvar o Brasil do coronavírus. Em defesa da vida, direitos e empregos” e com a consigna “Fora Bolsonaro”, que é parte de uma campanha da entidade em defesa do isolamento social para conter o aumento acelerado de contaminações e mortes por covid-19 no país.

A propaganda teve de ser retirada de veiculação, em São José dos Campos, após pressão de militantes bolsonaristas contra a Emplac, empresa responsável pelo espaço. Em resposta ao Sindicato, a Emplac afirmou que recebeu ameaças, inclusive de apedrejamento. Em publicações nas redes sociais, eles ameaçaram “começar uma guerra em SJC” e processar o Sindicato por calúnia e difamação.

É grave que em uma democracia, organizações sejam impedidas de exercerem seu direito de livre manifestação do pensamento, garantido pela Constituição Federal. Estas ameaças são parte da escalada autoritária pela qual passa o país, incentivada, sobretudo, pelo governo de Jair Bolsonaro. Este episódio se soma às graves ameaças à imprensa, com agressão de jornalistas, declarações em defesa do fechamento do Congresso, do STF, prisão de governadores e prefeitos e defesa do armamento da população.

Enquanto o Brasil ultrapassa as 23 mil mortes por coronavírus, o governo insiste minimizar os riscos da pandemia e incita a população contra o isolamento social, como defendem as autoridades de saúde.

Enquanto o governo coloca em risco a vida de milhares de brasileiros, o Sindicato está distribuindo máscaras à população, realizando campanhas de solidariedade às famílias carentes e defendendo o isolamento social com outdoors e propagandas nas redes sociais. Defendemos a democracia e a vida, não vamos nos intimidar!

Fonte: Sindipetro-SJC

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp