Um protesto nesta quinta-feira (5), na Replan (Refinaria de Paulínia), em Paulínia, dará início a uma rodada de manifestações que irão reunir os três sindicatos de petroleiros do estado de São Paulo na luta contra o avanço da terceirização na Petrobrás. O Sindipetro-SJC estará presente na manifestação.
Os sindicatos dos petroleiros Unificado de São Paulo (Sindipetro-SP), de São José dos Campos e Região (Sindipetro-SJC) e do Litoral Paulista (Sindipetro LP) decidiram pela unidade na luta diante do anúncio de novas terceirizações na estatal.
Os sindicatos produziram um jornal unificado para tratar sobre os efeitos da terceirização. E ao longo das próximas semanas, outros protestos irão mobilizar as bases na Revap e RPBC, com participação também de delegações de outros sindicatos FNP e FUP.
A nova ofensiva de terceirização da Petrobrás é um passo a mais rumo à privatização da empresa. Com a liberação da terceirização da atividade-fim, concedida pelo STF (Supremo Tribunal Federal), em 2018, o governo tem carta branca para terceirizar toda operação nas refinarias.
Além de precarizar os serviços e postos de trabalho, a terceirização de atividades em estatais é uma forma de privatização do dinheiro público, pois transfere parte da receita a uma empresa privada.
Na Revap já são muitas as denúncias de terceirização irregular. Não podemos permitir! Todos juntos na luta contra a terceirização na Petrobrás!
Fonte: Sindipetro-SJC