O ato “Fora Bolsonaro” voltou a levar milhares de pessoas às ruas no último sábado (24/07). Sindicatos filiados à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) estiveram presentes em diversas manifestações.
Os protestos aconteceram em quase 500 cidades. Até as 18h45 de sexta-feira (23/07), segundo os organizadores, pelo menos 488 atos já estavam confirmados para amanhã (#24J) em 471 cidades. As manifestações também aconteceram em 17 países.
As manifestações visam pressionar o impeachment, já do presidente, que ficaram mais frequentes à medida que aumentaram os indícios de corrupção na compra de vacinas, como foi revelado pela CPI da COVID, além das recentes ameaças golpistas do presidente, reproduzidas também pelo seu ministro da Defesa, Braga Netto.
As mobilizações tiveram início em maio deste ano, e desde então vêm crescendo. O #24J marca o quarto protesto nacional contra Bolsonaro.
Uma pesquisa do PoderData divulgada na última quarta (21/07) apontou para um recorde de reprovação do governo federal. Cerca de 62% dos brasileiros disseram desaprovar as ações da gestão Bolsonaro.
Como nas outras manifestações, a pauta de luta também incorpora a defesa pelo auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia, pela vacinação em massa, contra o avanço da fome no país, contra a Reforma administrativa, as privatizações e em defesa de uma Petrobrás para os brasileiros.
Veja, agora, algumas fotos da participação dos sindicatos filiados à FNP nas manifestações.
Sindipetro-AL/SE
Sindipetro-LP
Sindipetro-RJ
Sindipetro-SJC