Um petroleiro da gerência REVAP/MA/PM, que estava em serviço temporário na RPBC, foi intubado devido ao agravamento da Covid-19, no último sábado (24), em São José dos Campos. Ele apresentou sintomas da doença enquanto estava em serviço em Cubatão e foi afastado.
A internação aconteceu na última terça-feira (20). O trabalhador foi enviado à RPBC pela gerência para realizar um serviço na parada de manutenção.
A FNP já havia denunciado a aglomeração nas paradas de manutenção e alertou sobre os riscos de contaminação. Leia matéria: Refinarias da Petrobrás sofrem com foco de transmissão da Covid-19
A FNP e seus sindicatos são contra a realização de paradas, neste momento, a menos que sejam inadiáveis, em situações que haja risco para a operação.
Nestes casos, é preciso realizar o mínimo de intervenções simultâneas possíveis, aproveitando ao máximo a mão de obra local, para não expor os trabalhadores de outras unidades aos riscos do deslocamento. E, é claro, é necessário intensificação dos protocolos de segurança e testagem.
Ao longo da pandemia, a RPBC já foi foco de contaminação por mais de uma vez, como denunciou o Sindipetro-LP, e é uma das unidades que registra óbitos pela doença.
Fonte: Sindipetro-SJC