Veja o resumo das notícias que marcaram a semana

A semana começa com um baita golpe na população. Novo reajuste no preço dos combustíveis foi anunciado nesta terça-feira (11/01), pela Petrobrás, e passou a valer na quarta (12/01). O novo valor na bomba vai impactar toda a cadeia produtiva e encarecer o custo de vida, pesando no bolso de toda a população. O que deve agravar ainda mais a grave crise econômica que está em curso. Saiba mais, aqui.

No Rio de Janeiro, os casos de Covid explodem nas plataformas. A teimosia da direção da Petrobrás em não reconhecer a gravidade de surtos de COVID nas unidades offshore é uma realidade que afeta a vida de quem trabalha nas plataformas. O Sindipetro-RJ afirma a necessidade da suspensão dos embarques, retirada dos sintomáticos, assintomáticos e contactantes e redução dos serviços e da produção nas plataformas, a fim de manter equipes mínimas a bordo para garantir a segurança de cada unidade e equipamentos, até que se debele esse surto. Leia a matéria completa.

Direção da empresa anuncia redução no quantitativo de quem deve voltar ao trabalho presencial. Mas, prossegue a teimosia mesmo diante do aumento de casos de contaminação da variante Ômicron ao não retornar ao teletrabalho, ao contrário de outras estatais. O Sindipetro-RJ critica a conduta da empresa. Saiba mais, aqui.

O Sindipetro-RJ também está orientando os trabalhadores do sistema Petrobrás a, caso apresentem sintomas ou sejam testados positivo para COVID-19 nos dias seguintes após terem ido/trabalhado em algum prédio administrativo, entrar em contato com o Sindicato para a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), que é direito dos trabalhadores. Veja as orientações de como fazer.

Segundo o Sindipetro-SJC, empresa divulgou comunicado nesta quarta-feira (12) informando que manterá retorno de 40% dos trabalhadores, mesmo no atual cenário de abrupto crescimento de casos de COVID e H3N2, em todo o país. FNP e seus sindicatos não consideram a medida suficiente. Leia reportagem na íntegra, aqui.

O Sindipetro-SJC divulgou reportagem do portal UOL sobre a privatização da Petrobrás. De acordo com o texto, R$ 244 bi já foram vendidos em 7 anos; críticos veem privatização disfarçada. Além disso, o texto destaca ainda que a maior parte das vendas aconteceram no governo Bolsonaro. O material completo pode ser lido aqui.

Sindipetro-LP denuncia que trabalhadores de plataformas são assediados a realizarem treinamento durante folga. O Sindicato desta que para a empresa obrigar os trabalhadores a realizarem o treinamento é necessário que ele ocorra no meio do embarque sem prejuízo ao empregado, inclusive com pagamento de diárias. A denúncia completa pode ser lida aqui.
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp