XIII Congresso da FNP aprova luta para derrubar Bolsonaro e manter independência das candidaturas nas eleições presidenciais

 

No último dia do XIII Congresso Nacional da FNP (1) houve uma forte unidade entre os participantes sobre a necessidade dos petroleiros e petroleiras, de toda a classe trabalhadora de derrotar Bolsonaro e os patrões em todos os âmbitos  –  nas ruas, escolas, no parlamento -, em outubro, nas urnas.

Houve um profundo debate durante todo o congresso em torno da situação do país. Na sexta (29/05), ocorreu um painel sobre a conjuntura nacional e a geopolítica do petróleo, composto pela diversidade política contida na FNP, onde estiveram presentes  Guilherme Estrela, geólogo e ex-diretor da Petrobrás, Sofia Manzano, economista, integrante do PCB, Vera Lúcia, fundadora da CSP-Conlutas e integrante da direção nacional do PSTU, e Camila Lisboa, coordenadora geral dos sindicatos dos metroviários de SP e integrante do PSOL.

Essa discussão continuou nos grupos de discussão, no sábado (30/04), e polarizou a plenária final do XIII Congresso da FNP, no domingo (1º/05), comprovando mais uma vez que a pluralidade política e a democracia operária são características de uma Federação viva e representativa no seio da categoria.

A tese vencedora propôs “manter a independência de classe da FNP, contra atrelamento a projetos eleitorais para preservar sua autonomia diante de qualquer governo de plantão” obteve 61 votos e a outra tese apresentou a proposta de “Chamar, com objetivo de derrotar de forma contundente Bolsonaro e enfraquecer o bolsonarismo, voto crítico em Lula no primeiro turno” recebeu 51 votos. 

O XIII Congresso da FNP também aprovou a resolução "10 passos para uma "Petrobrás para os brasileiros". Trata-se de um programa que será entregue às candidaturas de oposição a Bolsonaro e centra na defesa da Petrobrás, denuncia sua destruição e venda a preços irrisórios, apoiada na vontade da maioria da população brasileira para que a Petrobrás seja uma estatal e que considera seu papel diante da possibilidade real de o Brasil se tornar um dos três maiores países produtores de petróleo do mundo e, cuja população está sendo espoliada pelo governo Bolsonaro e pelos grandes acionistas. São 10 medidas concretas para colocar a Petrobrás estatal a serviço da maioria do povo brasileiro.

Confira o programa “10 passos para uma Petrobrás para os brasileiros" e as duas resoluções votadas:
 

Link do programa 10 passos
Link das duas resoluções votadas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp